SECRETARIA ESCOLAR

      A Secretaria Escolar é o setor que realiza todas as funções destinadas a manter os registros, os arquivos de documentação dos alunos e dos funcionários, a realização da coleta do CENSO/INEP (anualmente), os lançamentos de notas, controle e atualizações da instituição no Sistema Integrado de Monitoramento e Avaliação Educacional do Acre (SIMAEd), dando valor legal a toda documentação expedida com aval do Secretário Escolar e do Gestor (respaldados pela Lei de Gestão Democrática Nº 3.141 de 22 de julho de 2016 e da Instrução Normativa 03, de 08 de abril de 2010 da SEE/AC).

     Dentro de suas características, a Secretaria regula a admissão e a saída dos alunos e compõe os arquivos, os livros e os prontuários necessários para o devido funcionamento da escola. O secretário junto com seus auxiliares organiza e mantém os arquivos de todos aqueles que já passaram pela escola, chamados de egressos ou arquivo morto, assim como mantém as anotações que se referem a todos os alunos e professores ativos na escola.

     Os livros de transferências, livros de protocolos para entrega de Certificados e Históricos, livros de ponto dos funcionários, livros de requerimentos, livro de ofícios, livros de remessas circulares e comunicados internos, a listagem de alunos, as atas de reuniões e resultados, as pastas individuais de cada discente e outros controles internos, são mantidos e arquivados de forma digital e/ou manual.

      Secretário é responsável por planejar, coordenar e executar todos os trabalhos administrativos da escola dentro dos prazos estabelecidos.

Já o atendimento à comunidade escolar, ora feito de forma virtual, ora feito de forma presencial, é realizado com assertividade, respeito, empatia e profissionalismo. A solicitação de qualquer documento é feita através deste atendimento e, a execução e entrega do mesmo é realizada em um tempo hábil estabelecido.

 

       Desta forma, há quem diga que a Secretaria seja o “coração da escola”, pois sem ela não existe história do aluno, do corpo docente, dos funcionários e da instituição como um todo. É muito importante valorizar este departamento e considerá-lo dentro da política e prática escolar, pois é este Setor o responsável por todos os eventos burocráticos e legais de funcionamento da instituição.

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Franquili Melo

Secretário Escolar

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Marizete 

Auxiliar de Secretaria

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Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Acre
Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes
Colégio Militar Dom Pedro II - Unidade de Cruzeiro do Sul

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