top of page
  • Foto do escritorCM Dom Pedro 2 CZS

Projeto: Semeando amor, cultivando gratidão e irradiando compaixão.

Com esse pensamento, o Colégio Dom Pedro II - CZS objetiva ir de encontro às necessidades da educação atual, pretendendo trabalhar colaborativamente com o contexto social, dentre outros que fazem parte da região, visando dar maior significado ao processo de ensino-aprendizagem, com foco nas competências socioemocionais descrita na Base Comum Curricular - BNCC. Nessa perspectiva, será desenvolvido um projeto com ações realizadas por alunos e professores, tanto do ensino Fundamental quanto do Médio, envolvendo temas como, Amor, Gratidão, Empatia e Compaixão, que serão alicerces em todo percurso das atividades.


Essa iniciativa faz parte de uma campanha nacional em prol do combate à violência e intolerância no ambiente escolar. Em tempos em que se fala sobre ódio, indiferença e intolerância fazem-se necessário aturamos na contramão desses discursos e propagarmos momentos de partilha do bem, da empatia, do amor, da solidariedade, da gratidão, da compaixão e do respeito, não somente nas escolas, mas em todos os ambientes da sociedade.


Nessa perspectiva, o colégio proporcionou aos alunos do Ensino Fundamental II e Médio, na manhã e tarde de quinta-feira, 20 de abril, momentos envolvendo os profissionais da direção, coordenação de ensino e pedagógica, docentes e discentes. As atividades foram desenvolvidas por meio de: palestras – ministradas pela psicóloga e professores; exposição de cartazes e banners; apresentação de teatro; jogral; músicas; poesias; produção de mensagem e cartas, com pensamentos e mensagens positivas e otimistas. Dessa forma, desenvolvendo a autoconsciência, o que envolve o conhecimento de cada pessoa e gerar um clima de bem-estar e crescimento pessoal entre todos os alunos da instituição.


Segundo Pamela Bruening, solidariedade, amizade, responsabilidade, colaboração, empatia, organização, ética, cidadania e honestidade, são valores (ou características) — tão desejáveis nos relacionamentos humanos e cada vez mais requisitados e necessários nos dias de hoje — deverão ser ensinados, praticados ou pelo menos estimulados também nas escolas. (BRUENING, 2015, p.01)


Verifica-se, de acordo com o excerto acima que para a BNCC (2018), a empatia e cooperação surgem como valores diretamente ligados ao respeito. Nesse sentido, ao exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, o Colégio estará promovendo o respeito ao próximo.


Objetivos da atividade:

1. Promover um momento aos alunos do ensino Fundamental Anos Finais e Médio, enfatizando duas competências da BNCC (8. Autoconhecimento e autocuidado, 9. Empatia e cooperação), para que no final compreenda-se a importância do trabalho socioemocional no dia a dia na instituição escolar Colégio Militar Dom Pedro II.

2. Reconhecer a empatia, o amor, a gratidão e compaixão como sentimentos benéficos e importantes para construção de ações cooperativas, de respeito e amor ao próximo.


Contexto situacional:

Um número expressivo de alunos, pais e professores sentindo-se amedrontados pelos acontecimentos recentes de ameaças às escolas não só em nível local, mas nacional.


Considerações finais:

Todo esforço deste trabalho ressalta a importância do aluno, pais e professores com corpo e mente sã. Assim, todas as ações estratégicas pensadas têm o intuito de promover a vivência de atividades que corroborem para que sentimentos saudáveis entre o Outro e Eu sejam também conteúdo a serem aprendidos e apreendidos. Vemos, desse modo que a dinâmica adotada possibilita uma oportunidade de consolidação e compreensão do contexto atual, além de ampliar os conhecimentos necessários exigidos no Ensino Fundamental, anos Finais e Ensino Médio.


Referências:

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.

CASEL. Casel Guide – Effective Social and Emotional Learning Programs. Disponível em: http://secondaryguide.casel.org/#Outcomes>. Acesso em: 18 abr. 2023.

A HISTÓRIA, os pilares e os objetivos da educação socioemocional. Revista Educação. Disponível em: http://www.revistaeducacao.com.br/historia-os-pilares-e-os-objetivos-da-educacao-socioemocional/>. Acesso em: 18 abr. 2023.


Por Olindina Valente - Coordenadora de Ensino.

Fotos: SGT BM Helder


Veja na galeria, fotos da realização do projeto:



463 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Brasão_do_CBMAC.PNG

Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Acre
Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes
Colégio Militar Dom Pedro II - Unidade de Cruzeiro do Sul - Acre

Simbolo Colegio.png
Faixa BM 193 copiar atualizada.jpg
bottom of page